Blog
Conheça os benefícios da automação da esteira de crédito
6 min para ler
Postado em 22/07/2021 - Atualizado em: 09/01/2023
A esteira de crédito tem processos complexos que envolvem diversas etapas e validações, o que, muitas vezes, pode tornar a experiência demorada e insatisfatória para o cliente final. Em um mercado crescente, mas altamente competitivo, produtividade, agilidade e qualidade são fundamentais para as instituições financeiras.
A transformação digital está conquistando cada vez mais espaço no mercado financeiro, um dos que mais investem em tecnologia. Isso porque as instituições financeiras têm buscado soluções para tornarem seus processos mais ágeis e eficientes, além de reduzir custos operacionais.
A automação da esteira de crédito passa a ser chave para o setor financeiro, reduzindo operações manuais repetitivas e proporcionando uma melhor experiência a todos os envolvidos, de ponta a ponta. Com a aplicação de tecnologia, é possível aumentar os níveis de segurança, reduzir o risco de perdas, aumentar a produtividade, entre outras vantagens.
Entenda como funciona a automação da esteira de crédito e suas vantagens nas operações de concessão de crédito.
Os atuais desafios da esteira de crédito
A esteira de crédito consiste em uma sequência de processos e validações para a concessão de crédito por instituições financeiras, desde o onboarding às análises no backoffice. Nesse aspecto, a depender do tipo de crédito requerido, o cliente pode passar por diversas etapas, desde a solicitação do apoio financeiro, análise e validação de critérios, avaliação de risco, entre outros procedimentos, até chegar à aprovação da proposta.
A automação da esteira permite maior controle das operações de concessão de crédito, o que agiliza os processos, economiza espaço físico, reduz custos, facilita a consulta e melhora o controle de documentos, evitando extravios, fraudes e perdas financeiras.
Embora os processos financeiros venham se digitalizando, a cadeia atual de crédito ainda oferece oportunidades de melhoria. Algumas esteiras ainda são bem manuais, complexas e demoradas, como é o caso da de crédito imobiliário, por exemplo.
O primeiro desafio é a descentralização das informações financeiras do cliente, ou seja, é preciso consultar diversas fontes de pesquisas para realizar a análise do solicitante. Esse procedimento requer tempo de análise e organização, correndo o risco de perder informações relevantes e, com isso, gerar diferentes conclusões no resultado da análise.
Outro desafio na concessão de crédito é a necessidade de acessar dados confiáveis e seguros no processo de análise.
Dessa forma, o segredo para uma mudança transformadora é combinar a digitalização com a automação de processos, resultando em um sistema de esteira de crédito simplificado e mais seguro.
Leia também: A transformação digital nas organizações de serviços financeiros
Como funciona a automação da esteira de crédito?
Com a demanda por crédito crescendo no país – a qual registrou um aumento de 14,5% de acordo com o Banco Central – , as instituições financeiras tiveram que lidar com um volume maior de processos para realizar a análise, o que trouxe o desafio da escalabilidade.
Nesse cenário, os bancos e seus parceiros precisam se adaptar com velocidade para atender as demandas e manter a competitividade no mercado. A solução passa pela automação da esteira de crédito, que consiste na utilização de tecnologia para realizar operações de maneira mais automatizada.
Essa solução incorpora tecnologias capazes de fazer a leitura, o processamento e a validação de dados do cliente sem a necessidade de lidar com documentos físicos, fazer cálculos e análises manuais e, principalmente, ter a presença física do solicitante. Esse procedimento não apenas facilita a vida do cliente, mas também otimiza a operação da instituição.
A automação facilita a identificação de erros e fraudes, melhora os processos internos e permite que os colaboradores possam focar nas atividades mais críticas para o negócio ou de maior complexidade.
Isso representa um ganho gigantesco para todos os envolvidos. O cliente ganha com a redução do tempo de resposta da instituição financeira. A instituição tem mais agilidade nas operações e se torna mais competitiva, já que a aprovação do crédito é mais rápida.
Quais as vantagens da automação de esteira de crédito?
A automação de esteira de crédito facilita todo o ciclo de análise e concessão de crédito.
Com ajuda da tecnologia, é possível ter uma visão ampla das diferentes fontes de dados e da situação financeira de cada cliente, garantindo uma análise segura, personalizada e rápida.
Veja no detalhe quais as vantagens dessa solução para bancos e financeiras:
Agiliza a esteira de crédito
O processo de concessão de crédito de forma manual pode ser demorado, pois o analista precisa acessar diferentes plataformas para consultar as informações do cliente, registrar esses dados, cruzar as informações e avaliar a aprovação.
Com a alta demanda por crédito, é preciso agilizar o procedimento para não correr o risco de que a solicitação seja aprovada mais rápido por um concorrente. Com a automação, a depender do tipo de crédito, o processo de análise é feito em poucos minutos, o que permite que várias propostas passem pela esteira e possam ser analisadas e formalizadas em um único dia.
Baixe o Infográfico: As vantagens da automação de back office
Diminui os riscos de inadimplência
A inadimplência é um dos principais motivos para a realização da análise de crédito. Ao realizar esse processo de forma manual, o risco de autorizar o crédito para um cliente que não pagará a dívida é muito maior. Isso porque a análise acaba sendo subjetiva e o analista pode incorrer em erros durante o processo, que é complexo.
Com um sistema de análise de crédito automatizado, o surgimento desse tipo de problema é reduzido porque as informações são buscadas, filtradas, analisadas e cruzadas pelo software. Sendo assim, o resultado da análise é feito com base em estatísticas e análises preditivas, respeitando critérios e regras pré-definidas de forma muito mais eficaz.
Oferece mais segurança
Ainda que a instituição financeira tenha procedimentos e políticas bem definidas, o processo de identificação dos riscos da concessão de crédito exige diversas etapas.
A análise minuciosa requer muito tempo e o cliente pode recorrer à concorrência. Ao mesmo tempo, a falta de cuidado com a pesquisa das informações pode resultar em prejuízo.
Sendo assim, a automação da análise de crédito baseada em estatísticas e algoritmos promove mais segurança para a instituição, já que o sistema fornece mais informações sobre o cliente em menos tempo.
Aumenta a produtividade e reduz os custos
A possibilidade de escalar (aumentar as negociações diárias) por si só gera mais valor para o banco. Na outra ponta, a automação da esteira de crédito contribui para o aumento da produtividade e redução nos custos do processo de análise.
Isso acontece porque com processos menos manuais e com recursos inteligentes, o sistema permite que o analista evite erros, a repetição ou retrabalho e consiga fazer mais com menos, ou em menos tempo, podendo se dedicar a etapas mais complexas ou com maior risco identificado. Há, portanto, uma otimização importante de recursos e custos.
O momento é agora. A pandemia está acelerando a digitalização dos processos por consumidores e clientes. Segundo uma pesquisa realizada pela Mckinsey, a automação de processos pode reduzir os custos operacionais em 20% a 30%, além de aumentar a lucratividade para a empresa. Nada mal, não?
Melhora na experiência do cliente
Com a automação, o processo de concessão de crédito pode se tornar mais simples, rápido e transparente para o cliente, melhorando consideravelmente a sua percepção e experiência com a instituição financeira.
Aplicação de políticas e regras de forma rígida
Com a automação de esteira de crédito, o processo de análise e validações fica menos subjetivo, uma vez que é executado pelo sistema, com base em regras de negócio bem definidas. Dessa forma, é possível garantir uma maior padronização sobre as decisões e a validação humana entra como um reforço apenas em casos específicos. Ou seja, a operação deixa de ser dependente da análise manual e julgamento humano para a tomada de decisão.
A automação da esteira de crédito vai simplificar o processo de concessão de crédito e otimizar a sua operação, para que você consiga realmente focar no crescimento do negócio.
Para conhecer a nossa solução de automação de crédito e falar com um especialista, acesse.
Quer saber mais sobre soluções tecnológicas para automatizar os processos do seu negócio tornando-os mais eficientes? Acompanhe o blog da Stoque e as redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.
Posts relacionados
Motor de regras: entenda como esse sistema contribui para a automação do seu negócio
Regras são fundamentais para organizar e guiar nossa vida em sociedade. Elas oferecem previsibilidade e estruturam nossa forma de agir. O mesmo vale […]
Leia maisGestão de fornecedores: Como otimizar e simplificar esse processo
No mundo corporativo competitivo de hoje, a gestão de fornecedores desempenha um papel fundamental para empresas que buscam otimizar suas operações e garantir […]
Leia maisO que é o Ciclo PDCA? Entenda essa ferramenta estratégica para melhoria contínua
O Ciclo PDCA é uma ferramenta estratégica amplamente utilizada para promover a melhoria contínua de processos. Ela permite que empresas de todos os portes […]
Leia mais