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Por que o mundo digital está ganhando ainda mais destaque em meio ao coronavírus?

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Postado em 13/05/2020 - Atualizado em: 24/05/2022

Por que o mundo digital está ganhando ainda mais destaque em meio ao coronavírus?

Com a pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, as relações de consumo foram drasticamente afetadas. Mesmo para as empresas que já se organizavam para migrar para o mundo digital, com a chegada da pandemia, muitas certezas caíram por terra. Por isso, o investimento em tecnologia tem sido uma saída para reverter essa situação.

Neste artigo iremos abordar por que o ambiente digital cresce ainda mais em meio ao coronavírus e como as marcas podem atuar neste cenário.

Alteração de hábitos de consumo

Desde o início do século XXI, os hábitos de consumo foram moldados de acordo com as alterações sociais. Com a internet fazendo parte da rotina na grande maioria das famílias, o consumo com base nas escolhas do cliente tornou-se o foco.

Dessa forma, atualmente é praticamente impossível separarmos o ambiente digital do analógico em nossas vidas. Chega a ser um equívoco pensar que as empresas passaram a pensar no digital somente agora, no momento de pandemia. Entretanto, é interessante notar como a mudança e a instabilidade do cenário reforçam o quanto as empresas precisam estar preparadas para o mundo on-line.

Assim, desde a maneira de nos relacionarmos até a forma de comprar itens básicos (alimentos, remédios, entre outros) são completamente diferentes das do século passado.

Compras pela internet

Um estudo da MindMiners, realizado a pedido da agência Leo Burnett, mostra que a epidemia de coronavírus tem incentivado o brasileiro, neste momento, a consumir mais produtos de limpeza. Para manter a higiene e a segurança contra a contaminação, o aumento de compras desse tipo pela internet, ainda segundo o estudo, aumentou cerca de 14%.

Para aproveitar essa oportunidade, diversas empresas começaram a atuar com serviço de frete gratuito, oferecendo maior comodidade a seus clientes e garantindo suas vendas. Assim, os consumidores conseguem se manter protegidos e receber seus produtos de higiene em casa, com segurança.Já a pesquisa realizada em março de 2020 pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) põe de forma favorável o momento atual. A Abcomm entende que, assim, as empresas podem oferecer descontos e condições especiais para compras on-line, já que as vendas por e-commerce tiveram aumento de 30% a 40% desde o início do distanciamento social.

De acordo com os dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, durante o mês de março de 2020 as lojas virtuais registraram alta de mais de 180% em transações, evidenciando o aumento consistente dessa modalidade de compra.

Aumento do uso de redes sociais

As pessoas em distanciamento social têm buscado manter o contato com amigos e familiares distantes. Para diminuir a distância física, as redes sociais entram como ferramentas de aproximação também para consumidores e marcas.

Por meio de plataformas de videoconferência, empresas também utilizam as redes sociais para manter seus colaboradores conectados durante as atividades em home office. Além de reforçar a proximidade do time, é possível criar um ambiente seguro para manter reuniões e acordos de negócios via web.

Além disso, a utilização do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) tem sido crescente nas redes sociais nos últimos anos. E com a situação de pandemia e isolamento social, as pessoas têm buscado cada vez mais esse tipo de recurso para solucionar seus problemas.

Para atender de forma eficiente a toda essa demanda, as empresas precisam buscar investimento em tecnologia, assim como investimento em treinamento de times e estratégias voltadas para o alinhamento entre as equipes de customer success, visando a um atendimento personalizado e baseado em dados.

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Inovações tecnológicas

Diversas startups foram criadas ao longo dos últimos anos porque a maneira de consumir havia mudado; desde serviço de transporte por aplicativo como plataformas de streaming tiveram um crescimento exponencial.

Esses modelos de negócio baseados em inovação, e sobretudo em necessidades atuais, têm sido vivenciados por empresas de todos os tamanhos. Investir em tecnologia para acompanhar essas mudanças é a chave para o crescimento.

Neste período em meio à crise de saúde, é necessário avaliar as novas necessidades e como a empresa pode solucionar as dores do seu público-alvo. Quais tecnologias devem ser pensadas para se manter no mercado e como adaptar o modelo de negócio para a mudança?

Como as marcas podem atuar neste novo cenário

Para poder sobreviver a este novo cenário de pandemia e de grande acesso aos serviços mais tecnológicos e inovadores, as empresas estão atuando com criatividade e investindo em tecnologia.

Com a situação de distanciamento social, empresas de internet promoveram aumento da banda larga como forma de incentivo às famílias se protegerem em casa. Assim também fizeram alguns canais de TV por assinatura, liberando o sinal gratuitamente.

Promoções de serviço de entrega e descontos no frete, entre outras soluções, foram estratégias pensadas para buscar reduzir os impactos sociais e econômicos dessas empresas. Além disso, também houve neste período empresas que mudaram sua produção, como a Ambev, que produziu e doou álcool em gel a hospitais municipais de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Utilizar a tecnologia a favor significa também inovar. Diversas empresas que atuavam somente no off-line tiveram que adaptar seus modelos de negócio para o espaço digital tendo que contar com tecnologia para implementar atendimento com Robotic Process Automation por meio de chat e inteligência artificial. 

Adaptar a rotina para enfrentar a pandemia não é uma jornada fácil, entretanto, a necessidade de evoluir e a possibilidade de inovar são evidentes. Atuar no ambiente digital requer treinamento, planejamento e investimento em tecnologia, mas o retorno costuma ser consistente e promissor.

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