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Saiba como utilizar inteligência artificial para otimizar sua gestão
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Postado em 12/06/2020 - Atualizado em: 25/05/2022
A inteligência artificial saiu do campo de filmes de ficção científica para uso e aplicação real em tecnologias cada vez mais difundidas nas empresas, modificando progressivamente a maneira como se conhece o trabalho.
O uso de computadores que analisam quantidades imensas de dados ou de algoritmos capazes de produzir conversas eficientes de atendimento ao cliente já é uma realidade que otimiza cada vez mais processos de negócios dos mais variados segmentos.
De acordo com o guru da inteligência artificial e consultor do Google Ray Kurzweil, em 2029 veremos computadores com desempenho cognitivo similar ao dos humanos. Mas isso não significa que empregos serão perdidos para máquinas e sim que profissionais precisam se atualizar e conhecer mais sobre o tema.
Quer entender o que é inteligência artificial e como isso está otimizando processos nos negócios? Continue com a gente!
O que é inteligência artificial?
A realidade na qual humanos e máquinas podem racionalizar e realizar funções parecidas não é mais um cenário distante de filme futurista, pois a inteligência artificial se tornou a mais nova etapa na evolução tecnológica.
Ela é uma tecnologia baseada em dados que simula o processo de aprendizado humano e a capacidade de tomada de decisões que antes não poderiam ser tomadas por uma máquina.
A IA pode fazer previsões com base em dados analisados por redes neurais, machine learning, que é o processamento de informações baseadas em aprendizados prévios, e outras técnicas. Esse método inclusive se aproxima muito da forma de aprendizado do cérebro humano, visto que, recebemos e processamos informações para adquirir conhecimento.
Qual a importância da inteligência artificial para os negócios?
O uso de tecnologia tem se tornado cada vez mais presente no mundo dos negócios, e a inteligência artificial tem muito a agregar, especialmente no que diz respeito à produtividade, agilidade e eficácia de projetos.
A consultoria Gartner afirma que 30% de todas as empresas B2B já estão adotando ferramentas de inteligência artificial para otimizar pelo menos uma das etapas dos processos de vendas.
E quem está começando agora está saindo na frente para projeções positivas dos próximos anos, visto que, o mesmo estudo aponta que em 2025 quem utilizar a IA em suas plataformas multicanais de engajamento poderá aumentar em até 25% a eficiência operacional.
Ela está presente em diversos setores, seja no atendimento ao cliente com os chatbots, no setor financeiro com análise e processamento de dados ou na área de recursos humanos com testes cada vez mais eficientes e apurados sobre qual candidato está mais de acordo com o perfil da equipe.
Aplicabilidade da IA no presente e futuro dos negócios
O fato é que a otimização de processos com o uso da inteligência artificial chegou para ficar, visto que o número de empresas que implementaram IA cresceu 270% desde 2015, de acordo com a consultoria norte-americana Gartner.
Alguns empresários se preocupam com a mudança de cargos de trabalho por conta do uso de inteligência artificial – e, sim, eles irão! Mas isso não significa que as pessoas irão perder empregos para “robôs”, e sim que a tecnologia mudará a forma como o trabalho é conhecido atualmente.
É assim também que pensa o especialista de gestão e tecnologia David Dias, que falou um pouco sobre futuro do trabalho e IA no episódio Inteligência artificial x Humanos do podcast
A tendência é que as máquinas inteligentes possam assumir funções repetitivas, para que colaboradores possam ter habilidades como criatividade, empatia e julgamento crítico mais bem aproveitadas.
O uso de inteligência artificial oferece diversas soluções a empresas de qualquer segmento, com gerenciamento de conteúdos corporativos por meio de uma plataforma digital, auxílio na tomada de decisões estratégicas mais assertivas e otimização do tempo de gestores e colaboradores.
Confira algumas formas práticas da aplicação da inteligência artificial nos negócios:
Uso de chatbots para atendimento ao cliente
Os chatbots já são uma ferramenta bastante difundida na realização de atendimento ao cliente. Eles contam com a inteligência artificial para entender as demandas solicitadas e envolvem o cliente com atendimento personalizado e humanizado.
Esse tipo de atendimento costuma ser feito por assistentes virtuais que têm personalidade construída de acordo com a imagem que a empresa quer passar. O uso dessa ferramenta de IA melhora a relação do cliente com a marca e otimiza os atendimentos.
Os chatbots ficam disponíveis 24 horas por dia, o que aumenta a produtividade no setor de atendimento ao cliente, tornando-o mais eficiente e assertivo. Eles podem ser utilizados em sites, softwares, redes sociais e aplicativos.
Análise de dados e previsões
A análise de dados se tornou mais eficiente com o uso de inteligência artificial. Com a utilização dessa tecnologia é possível cruzar dados e gerar informações estratégicas por meio de sistemas de análise, além de previsões com alta precisão.
Além disso, o uso de IA minimiza erros de informação, visto que, é possível reunir uma grande quantidade de dados, como informações de clientes, fornecedores e muito mais.
Gestão de processos
Já existem algumas plataformas que fazem uso de inteligência artificial para realizar automatização e gestão de processos internos de empresas. Elas podem ser utilizadas de acordo com o segmento do negócio.
Por exemplo, a plataforma Ábaris oferece automação de processos a empresas da área de saúde com acesso a documentos digitalizados pelo sistema de prontuário eletrônico para integrar toda a gestão de hospitais de forma eficiente.
A inteligência artificial também permite a geração de indicadores em tempo real, captura de documentos multicanal com extração automática dos dados e ainda fazer uso de ferramenta de certificação e assinatura digital.
A tecnologia se tornou uma aliada dos negócios, e avanços como o uso da inteligência artificial só tornam os processos cada vez mais otimizados. Por isso, é importante estar sempre atualizado das inovações e fazer uso das melhores ferramentas para melhorar a produtividade da sua empresa.
Se você gostou deste conteúdo, continue lendo sobre tecnologia e negócios:
- Trabalho digital inteligente: o futuro das empresas de sucesso
- Automatização de processos financeiros: saiba como fazer e aprimore sua gestão
- Como a transformação digital pode melhorar a continuidade dos negócios
Tem alguma dúvida de como começar a otimizar os processos da sua empresa com o uso de inteligência artificial?
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