Blog

Estudo de caso: como uma das maiores produtoras de aço da América Latina obteve sucesso com a solução de gestão de processos e documentos para o setor fiscal.

Ícone tempo leitura

2 min para ler

Postado em 10/01/2018 - Atualizado em: 08/11/2023

Estudo de caso: como uma das maiores produtoras de aço da América Latina obteve sucesso com a solução de gestão de processos e documentos para o setor fiscal.

Com a implantação da solução Ábaris Fiscal, que centraliza, padroniza e torna os processos fiscais automáticos, a multinacional melhorou os fluxos de trabalho e ganhou em eficiência fiscal.

Trata-se de uma das maiores produtoras de aço da América Latina, com mais de 15 mil colaboradores e capacidade de produção superior a 11 milhões de toneladas de aço por ano, gera milhares de documentos e processos fiscais anualmente.

A empresa necessitava de uma solução para centralizar, padronizar e automatizar seus processos fiscais. Ao mesmo tempo era preciso aprimorar o nível de serviço, reduzindo custos operacionais e minimizando riscos, como a falta de controle e segurança das informações e dos processos, o não cumprimento das obrigações fiscais e lançamento incorretos.

Entenda como a solução de gestão de processos e documentos para o setor fiscal fez com que a empresa obtivesse sucesso na resolução dos problemas enfrentados:

Os desafios enfrentados pela organização eram:

  • Centralizar e especializar o processo fiscal;
  • Diminuir riscos fiscais;
  • Processar notas fiscais de entrada;
  • Tornar o fluxo de processo unificado e centralizar para toda a empresa;
  • Eliminar o trânsito de papel;
  • Atender requisitos de auditoria, quem fez/quando fez;
  • Integrar com as soluções SAP.

A solução

O projeto desenvolvido pela Stoque abrange o processo de importação de XML e de digitalização de notas fiscais de entrada (DANFE, notas de serviço, guias de tributos, contas, etc.), em diferentes localidades, com automatização das etapas críticas que exigem velocidade para que as fases que envolvem o processamento fiscal ocorram em tempo hábil e eficiente.

Assim, para atingir o objetivo e solucionar os desafios enfrentados pela empresa foi implantado pela Stoque a solução Ábaris Fiscal. Que possibilitou criar processos unificados e centralizados para atender as necessidades particulares da empresa de aço, onde 150.000 faturas mensais são capturadas, verificadas, indexadas e processadas no SAP, de forma automática.

Ações tomadas

  •  Levantamento dos processos existentes;
  • Configuração dos processos na Solução Ábaris Fiscal;
  • Realização de integrações com softwares utilizados pela empresa;
  • Treinamento dos usuários;
  • Acompanhamento de resultados;
  • Ajustes para atendimento de novas demandas.

Resultados

  •  Rápida disponibilização das notas fiscais para o setor de pagamentos;
  • Eliminação dos custos com pagamento de juros e multas por atraso;
  • Eliminação de documentos físicos;
  • Redução do tempo gasto na busca de documentos e informações;
  • Redução do tempo médio de pagamento;
  • Agilidade dos processos fiscais;
  • Eliminação de erros associados com processos manuais;
  • Integração com soluções SAP;
  • Melhor acesso dos auditores;
  • Possibilidade de obter descontos por antecipação de pagamentos;
  • Otimização da gestão da informação;
  • Maior controle e monitoramento no processamento fiscal;
  • Notificação automática de solicitações incompletas;
  • Possibilidade de aprimoramento contínuo em toda a empresa;
  • Maior eficiência operacional: foco em atividades-chave;
  • Controle com precisão do imposto e contribuições (PIS e COFINS) pagos pela empresa;
  • Redução do custo total do processo.

O projeto de implantação da plataforma Ábaris Fiscal, que promove a gestão de processos e documentos para o setor fiscal, realizado pela Stoque, iniciou-se em 2007. É um processo evolutivo e adaptável que, constantemente, passa por atualizações e expansões, atendendo as demandas fiscais e tecnológicas atuais.

Fale com um de nossos consultores e entenda como o Ábaris Fiscal pode contribuir na redução de custos e aumento de produtividade em sua organização.

Compartilhe nas redes sociais:

Posts relacionados

Histórico escolar digitalizado: o que sua IES precisa?

O histórico escolar sempre fez parte do processo de registro do diploma. Com a introdução do diploma digital, contudo, ele havia permanecido como […]

Leia mais

Secretaria Digital: O que é e como funciona?

Como o Ábaris SeAD, uma solução Stoque, auxilia sua IES na transformação digital.

Leia mais

Conheça a origem do Programa 5S e as principais vantagens

Falta de organização no ambiente de trabalho prejudica os resultados no seu negócio. Nesse sentido, uma das metodologias para ajudar a pôr as […]

Leia mais

Inscreva-se em nosso blog

eBook

Tudo que você precisa saber sobre Robotic Process Automation

Baixe o guia digital exclusivo

Inscreva-se em nosso blog

E acesse, em primeira mão, nossos principais conteúdos diretamente do seu e-mail.