Blog

Tudo o que você precisa saber sobre assinatura eletrônica de documentos

Ícone tempo leitura

3 min para ler

Postado em 11/05/2020 - Atualizado em: 25/05/2022

Tudo o que você precisa saber sobre assinatura eletrônica de documentos

Você já precisou enviar por e-mail algum documento no qual deveria constar uma assinatura e por um momento pensou em como fazer? Em um ambiente administrativo, a assinatura eletrônica de documentos tem otimizado os processos internos em diversas organizações.

Neste artigo você irá entender o que é assinatura digital de documentos, quais as vantagens de utilizá-la e como investir nessa tecnologia de forma assertiva.

O que é a assinatura eletrônica de documentos

Assinatura eletrônica de documentos é a ação de digitalizar uma assinatura em um documento por meio digital. Essa ferramenta possui validade jurídica e tem a mesma equivalência de uma assinatura física em papel, de próprio punho.

Essa tecnologia utiliza a criptografia, o que garante a segurança do documento e vincula uma certificação de equivalência ao documento assinado manualmente, dando ao processo autenticidade e praticidade.

Por meio da assinatura eletrônica digital, a empresa elimina muitos processos manuais na coleta de dados e acelera o processo burocrático e a gestão de documentos.

Além disso, a assinatura digital permite ainda a redução de custos em remessas postais e simplifica a formalização dessas certidões. A assinatura eletrônica de documentos possui ainda validade legal garantida pelo artigo 10 da Medida Provisória nº 2.200-2/2001, que estabelece a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP-Brasil e declara veracidade jurídica em relação aos assinantes nas declarações que constam nos documentos em forma eletrônica.

assinatura eletrônica de documentos

Quais as vantagens da assinatura de documentos por meio digital

Dentro de uma empresa, é muito comum a necessidade de imprimir, assinar, autenticar e, muitas vezes, enviar esses documentos via Correios. Manter em arquivos centenas de certidões e contratos durante anos é algo corriqueiro.

Com a internet e o avanço tecnológico, essa passou a ser apenas uma opção, afinal pode-se escolher manter procedimentos manuais ou digitalizar e otimizar os processos internos.

Dessa forma, é possível guardar e compartilhar esses documentos todos na nuvem, de forma que você e seus clientes podem assinar direto no computador ou smartphone e armazenar tudo em segurança.

Por meio da tecnologia, é possível economizar financeiramente em papel, impressões e armários. Assim, os processos são assegurados com maior segurança e rapidez.

Saiba mais: como assinar digitalmente

Em empresas que não atuam com a assinatura digital é muito comum o processo de imprimir o documento, assinar, escanear e enviar por e-mail ou enviar pelos Correios. Mas qual o problema deste método tradicional?

Além de gastar muito dinheiro com impressão e reconhecimento legal das assinaturas, existe também o gasto com Correios. Imagine se essa organização atua com muitos contratos, ou muitas vias para signatários, quanto tempo e dinheiro seriam demandados para cada processo?

Com a assinatura eletrônica digital esse processo ficou obsoleto. Na plataforma é possível armazenar de forma segura os contratos, selecionar os e-mails dos futuros signatários e enviar o documento de forma segura.

No próximo passo cada signatário recebe um link único para assinar o documento. A assinatura pode ser feita por computador, celular ou tablet, de maneira muito simples e prática.

Em seguida, na própria plataforma existe uma tela onde é possível, de forma segura e legal, assinar digitalmente qualquer documento. Assim, economizando tempo e otimizando o processo, muitos contratos podem ser assinados em um curto espaço de tempo, diferentemente do modo tradicional.

Pensando em investir em assinatura eletrônica em documentos? Conheça o Ábaris

O Ábaris permite que a sua empresa seja mais rápida e eficiente sem a necessidade de novos funcionários. Com ele é possível digitalizar assinaturas no ambiente corporativo e reduzir em até 75% os custos com espaço físico, processos analógicos, armazenamento e tempo de busca por meio da ferramenta de certificação e assinatura digital.

O Ábaris possui uma plataforma segura e rápida, permitindo que documentos sejam assinados com muita facilidade de qualquer dispositivo e sem qualquer preocupação.Unindo a gestão eletrônica de documentos à ferramenta de assinatura eletrônica digital, o Ábaris fornece a melhor opção do mercado em tecnologia de gestão em documentos, transformando os processos e facilitando o dia a dia de colaboradores e clientes.

Agora que você já sabe todas as vantagens de investir na assinatura eletrônica digital aliada à gestão de documentos, entre em contato conosco e conheça mais sobre nossas soluções.

Gostou do nosso artigo? Separamos mais três textos que também podem ajudar você:

Não pare no tempo! Entenda os benefícios de uma empresa de digitalização para o seu negócio

Organização de documentos digitais: 9 dicas que vão melhorar o fluxo de trabalho

Gestão eletrônica de documentos: entenda o que é e como economizar com esta solução

Compartilhe nas redes sociais:

Posts relacionados

Histórico escolar digitalizado: o que sua IES precisa?

O histórico escolar sempre fez parte do processo de registro do diploma. Com a introdução do diploma digital, contudo, ele havia permanecido como […]

Leia mais

Gestão de fornecedores: Como otimizar e simplificar esse processo

No mundo corporativo competitivo de hoje, a gestão de fornecedores desempenha um papel fundamental para empresas que buscam otimizar suas operações e garantir […]

Leia mais

Secretaria Digital: O que é e como funciona?

Como o Ábaris SeAD, uma solução Stoque, auxilia sua IES na transformação digital.

Leia mais

Inscreva-se em nosso blog

eBook

Tudo que você precisa saber sobre Robotic Process Automation

Baixe o guia digital exclusivo

Inscreva-se em nosso blog

E acesse, em primeira mão, nossos principais conteúdos diretamente do seu e-mail.