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Gestão de documentos para IES: saiba como otimizar os processos de matrícula com segurança e agilidade
4 min para ler
Postado em 30/06/2021 - Atualizado em: 25/07/2024
A gestão de documentos para IES é hoje um dos temas mais discutidos quando o assunto é digitalização. Principalmente após as recomendações e diretrizes do Ministério da Educação (MEC), as Instituições de Ensino Superior (IES) tiveram que se adequar às normas de tecnologia e gestão de documentos.
Desta forma, para se manter no mesmo nível do mercado, é importante entender como a gestão eletrônica de documentos para IES deve ser feita e como isso impacta não só a instituição, mas alunos e todo corpo docente.
Neste artigo você irá entender como adequar a instituição para essas exigências e quais os benefícios da transformação digital dentro da IES. Acompanhe!
Por que ter um software para a gestão de documentos das IES?
A gestão de documentos para IES pode diminuir custos e tornar o processo de análise documental mais rápido para as instituições de ensino.
A adoção da tecnologia, por meio de um software de gestão, da Secretaria Acadêmica Digital (SeAD), e da emissão do Diploma Digital, garantem ainda que as IES estejam adequadas às normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Além disso, com a gestão de documentos para IES, a instituição garante a gestão digital do acervo acadêmico, cuidando dos documentos dos alunos, professores, das coordenações, dos cursos, da mantida e da mantenedora.
Conheça os benefícios da gestão de documentos para IES
Sem dúvidas, um dos benefícios mais expressivos da gestão de documentos para IES é a redução de arquivos em formato físico, que ocupam um grande espaço e dificultam a localização e consulta de informações.
Além disso, a produção de documentos, o envio e registro, bem como as tomadas de decisões, tornam-se muito mais simples, ágeis e seguras.
Outros benefícios da gestão de documentos para IES são:
- Redução nas perdas e extravio de documentos
- Acesso imediato a qualquer informação
- Otimização do espaço físico da instituição
- Maior segurança de informações e dados sigilosos
- Processos internos mais otimizados
- Relatórios de análises
Como a gestão de documentos para IES otimiza os processos de matrícula e diploma?
Os processos de matrícula e outros documentos comuns no meio educacional podem ser otimizados por meio da gestão de documentos para IES.
Para atender não só as expectativas de uma transformação digital mas, principalmente, a legalidade do processo, a IES deve contar com uma plataforma eletrônica eficiente.
Este sistema deve oferecer a integração de dados, a gestão eletrônica de documentos e, principalmente, estar adequada à legislação brasileira. Ao buscar por um sistema dessa natureza, é importante que a ferramenta:
- Faça o completo gerenciamento de dados e informações, preservando o acervo acadêmico;
- Assegure a integridade, autenticidade e validade jurídica por meio da certificação digital ICP-Brasil;
- Conte com um formato de indexação que facilite a organização e busca dos documentos;
- Seja eficiente ao atender solicitações administrativas e acadêmicas exigidas pelo MEC com produtividade e rapidez;
- Conte com uma interface clara e intuitiva, com visualização simples das informações buscadas;
- Possibilite determinadas buscas que facilitem a compreensão do avaliador durante as fiscalizações feitas pelo MEC.
Portarias e Decretos do MEC: entenda como funcionam essas implicações
A legislação brasileira determina que todo o acervo acadêmico dos alunos ativos e inativos de uma instituição de ensino superior deve ser digitalizado e armazenado.
O Decreto 9.235 e as Portarias 315/18 e 332/20 normatizam a virtualização do acervo acadêmico, segundo o MEC, que estabeleceu o prazo para digitalização até abril de 2020, considerando todos os documentos referentes à vida acadêmica dos estudantes.
Porém, esse prazo sofreu uma nova alteração. Publicada no Diário Oficial da União, a Portaria MEC Nº 332 altera de 24 para 48 meses o limite para implementação do acervo acadêmico digital, encerrando no dia 05/04/2022.
De acordo com a classificação do MEC, pode-se considerar acervo acadêmico:
“O conjunto de documentos produzidos e recebidos por instituições públicas ou privadas que ofertam educação superior, por exemplo: grade e matriz curricular, histórico escolar, avaliações e outros.”
O Ministério determina ainda que que o sistema adotado para a gestão desses documentos deve cumprir:
- Uso e gerenciamento da base de dados de forma adequada para a preservação do acervo acadêmico digital.
- Indexação que permita a pronta recuperação do acervo acadêmico digital.
- Método de reprodução do acervo acadêmico digital que garanta a sua segurança e preservação.
- Certificação digital padrão ICP-Brasil, conforme disciplinada em lei, pelos responsáveis pela mantenedora e sua mantida, para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica do acervo.
As IES têm liberdade para escolher a plataforma que será utilizada, o que possibilita a oportunidade de conhecer a melhor tecnologia que vá atender às suas necessidades.
Ábaris SeAD: melhor solução para gestão de documentos digitais de instituições educacionais
Com o Ábaris SeAD, a Stoque desenvolve e implanta soluções digitais customizadas, de acordo com a demanda de cada instituição de ensino. Isso significa que a Stoque apoia a sua instituição no processo de implementação da sua Secretaria Acadêmica Digital.
Os seus documentos e processos acadêmicos serão digitalizados para que sejam executados de forma rápida e segura, com total integração com outros sistemas da sua IES.
Por meio da solução SeAD, desenvolvida em parceria com a CONSAE (Consultoria em Assuntos Educacionais), implantamos todos os fluxos inerentes a uma secretaria acadêmica, podendo, se necessário, desenvolver fluxos específicos da sua instituição de ensino.
- Automação do processo de matrícula, sem gerar nenhum documento físico, com agilidade em qualquer ponto de atuação;
- Possibilidade de assinar e certificar digitalmente documentos acadêmicos, com validade jurídica; Integração com ERP acadêmico, aproveitando informações já registradas;
- As requisições dos alunos poderão ser realizadas online, reduzindo as solicitações à secretaria;
- O diário de classe pode se tornar digital, incluindo a certificação.
O Ábaris SeAD é uma solução tecnológica eficiente para atender a todos os processos que envolvem uma Secretaria Acadêmica de forma digital.
Agora que você já sabe a importância de uma boa gestão de documentos para IES, conte com a Stoque.
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Este artigo foi útil para você? Confira outros textos da Stoque e Ábaris que podem te ajudar:
- Stoque integrada à Lei Geral de Proteção de Dados
- Confira os benefícios da Secretaria Acadêmica Digital para Instituições de Ensino Superior
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Com mais de 18 anos de mercado, a Stoque combina tecnologia e serviços em favor da automação para que nossos clientes sejam mais eficientes.
A partir do entendimento da necessidade do cliente e da sua maturidade digital, integra tecnologia própria (Ábaris) e de parceiros para oferecer uma solução customizada para a automação de processos de ponta a ponta.
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