Blog

Quais os impactos causados pela pandemia no mercado de tecnologia e o que tirar como lição?

Ícone tempo leitura

5 min para ler

Postado em 23/04/2020 - Atualizado em: 24/07/2024

Quais os impactos causados pela pandemia no mercado de tecnologia e o que tirar como lição?

Lavar as mãos, permanecer em casa quem puder e resguardar a saúde dos familiares. Toda comunicação está clara e é preciso seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com a pandemia causada pela COVID-19, o distanciamento social gerou, além de um sentimento de pânico nas pessoas, um novo cenário socioeconômico global.

Quais os impactos causados pela pandemia no mercado de tecnologia e como podemos aprender com essa transformação é a pergunta que abordamos neste artigo.

Mudanças de modelo de negócios

Em todo o mundo, empresas estão passando por grandes transformações. Com colaboradores atuando em modelo home office, serviço de entrega cada vez mais ativo, empresas de diversos tamanhos estão buscando manter as atividades minimamente.

Modelos de negócio como as startups, que buscam inovação a partir de uma necessidade, irão guiar os novos rumos do mundo dos negócios. Com o aumento do consumo por meio digital, a tecnologia é, sem dúvida, o ponto-chave da empresa que precisa se manter no mercado e inovar.

A busca por tecnologias como Robotic Process Automation (RPA), que utiliza inteligência artificial, amplia as oportunidades de relacionamento com cliente.

Com tamanha imprevisibilidade no mercado, é possível pensar em investimento tecnológico? Sim!

Segundo análise do IX.br, projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil, com a população em distanciamento social, permanecendo mais tempo em suas casas, o consumo pela internet e a busca por serviços de entrega aumentaram. Esse movimento prova que as empresas, por menores que sejam, precisam se adequar às novas formas de consumo.

Para ilustrar a situação, imagine uma loja de bolos que depende da venda no balcão. Como ela pode assegurar suas vendas pensando em tecnologia? A resposta deve surgir de acordo com a demanda do seu público. A interação por meio de redes digitais é o início das ações estratégicas que a loja pode tomar.

Dessa forma, o mercado de tecnologia como um todo passa por uma fase de adaptação para que as empresas possam manter suas contas em dia.

O mercado de tecnologia se adapta à sociedade

Ao longo da história, outras pandemias já assolaram o planeta e causaram transformações significativas na sociedade. As formas de consumo e de relação e as inovações tecnológicas visando à sobrevivência são exemplos do que podemos esperar.

O século XX foi marcado pela tecnologia digital, e a humanidade avançou consideravelmente. Agora, em um cenário crítico, é preciso repensar as estratégias e inovar até mesmo nas ferramentas já disponíveis, para que se adequam cada vez mais às mudanças sociais.

Para muitos estudiosos, o coronavírus acelera uma série de mudanças que já estavam em andamento. Exemplo disso é a educação a distância (EAD), o trabalho remoto e até mesmo a diminuição significativa do consumo.Assim, a sociedade se torna mais participativa no que diz respeito à responsabilidade coletiva e passa também a cobrar uma postura mais responsável das empresas, do ponto de vista social.

É preciso avaliar também a longo prazo. Muito se diz que os efeitos da COVID-19 na economia e na sociedade devem durar pelo menos até os próximos dois anos, com alterações em diversos setores, desde política, relações sociais, cultura, psicologia social e até mesmo na relação com a cidade e o espaço público. Tudo isso será impactado, e o mercado tecnológico pode ter forte influência para tornar o futuro mais seguro.

Para entender sobre estas questões, é preciso analisar os estudos futuristas e o que eles dizem a respeito das diferentes áreas.

O que vem depois da pandemia para o mercado de tecnologia?

Segundo Tiago Mattos, futurista do laboratório de tendências Aerolito, o avanço da revolução biotech, o teste de coletividade vivido pela humanidade e os aprendizados pós-quarentena irão definir o novo período pós-coronavírus.

Avanços tecnológicos como a biotecnologia para a prevenção de novas pandemias, plataformas de interação para empresas e clientes a longa distância por meio de inteligência artificial e outras possibilidades farão parte do novo cenário.

Coletividade

O primeiro ponto a ser destacado nessa mudança social é o senso de coletividade. No cenário em que a humanidade utiliza de forma acelerada os recursos naturais, é possível fazer uma breve análise de como o senso coletivo pode ser afetado.

Se pensarmos como a distribuição desses recursos, que ficam cada vez mais escassos, deve ser feita de forma igualitária, o senso de coletividade diz respeito também à relação de consumo. Assim, as pessoas começam a adquirir somente o necessário para que o coletivo se beneficie, e não só um indivíduo.

Diminuição do consumo no mercado de tecnologia

A própria crise econômica gerada pelo vírus é suficiente para que as pessoas passem a economizar seus recursos financeiros e a rever os hábitos de consumo. Revelando um padrão que já vinha crescendo, o “consumo pelo consumo” tem sido cada vez mais questionado, fazendo com que a comunicação das empresas mudasse para tornar seus produtos e serviços cada vez mais indispensáveis para o bem-estar dos seus clientes.

Dessa forma, é possível também questionar o modelo capitalista global, em que as organizações visam apenas à maximização dos lucros.

Novas profissões

A busca por novos conhecimentos, a educação a distância e as mudanças em meio às novas necessidades fazem nascer uma série de novas profissões e especialidades.

Para o setor de tecnologia, essa é a grande chave de mudança. Com a possibilidade de investir em qualidade de vida, a maioria dessas novas profissões conta com a tecnologia e os serviços digitais para se estabelecer no mercado e atingir de forma assertiva o consumidor.

Assim como novas profissões, também surgem novos serviços. É importante que as empresas invistam em tecnologias que auxiliem esse acesso para a mudança. Como o exemplo da loja de bolos que trouxemos no início do texto, é importante agir estrategicamente e utilizar as ferramentas não só como saída de uma crise, mas, principalmente, para consolidar a inovação e o crescimento da empresa.

Investimento em tecnologia científica: biotecnologia e telemedicina

A área científica, sem dúvida, é o espaço de maior crescimento tecnológico. O investimento em pesquisa, em maquinário e sobretudo em ações que visem diminuir impactos e aumentar a qualidade de vida da população será o grande foco.

Com base nos novos moldes sociais, a telemedicina, ou medicina a distância, também passará a contar com auxílio essencial da tecnologia. Tanto para ações de videoconferência como para assinatura eletrônica de documentos (como receituário e atestados), a tecnologia é fundamental.

Esse modelo tecnológico que a medicina segue será decisivo para a implementação de plataformas que possam não só armazenar dados dos pacientes, o que já é utilizado em muitos hospitais, como a criação de aplicativos capazes de compartilhar esses dados entre uma equipe multidisciplinar, por exemplo, tornando o atendimento, o diagnóstico e o tratamento dos pacientes cada vez mais assertivos e eficientes.

A área de tecnologia, assim como vimos no decorrer deste artigo, terá grandes chances de crescer nesse processo de pandemia. Aliando estratégias de vendas com investimento em plataformas que, de fato, tragam uma experiência de compra melhorada para seus clientes, as empresas do setor só têm a ganhar.

Se está pensando em investir em tecnologia, busque uma empresa qualificada neste setor. Conte com o Ábaris na jornada para transformação digital.

Para saber mais como podemos ajudar você nesse processo de adaptação e trabalhar juntos no crescimento tecnológico da sua organização, entre em contato conosco e conheça mais sobre nossas soluções.


Gostou do nosso artigo? Separamos mais três textos que também podem ajudar você:

Não pare no tempo! Entenda os benefícios de uma empresa de digitalização para o seu negócio

Organização de documentos digitais: 9 dicas que vão melhorar o fluxo de trabalho

Gestão eletrônica de documentos: entenda o que é e como economizar com esta solução

Compartilhe nas redes sociais:

Posts relacionados

Histórico escolar digitalizado: o que sua IES precisa?

O histórico escolar sempre fez parte do processo de registro do diploma. Com a introdução do diploma digital, contudo, ele havia permanecido como […]

Leia mais

Gestão de fornecedores: Como otimizar e simplificar esse processo

No mundo corporativo competitivo de hoje, a gestão de fornecedores desempenha um papel fundamental para empresas que buscam otimizar suas operações e garantir […]

Leia mais

Secretaria Digital: O que é e como funciona?

Como o Ábaris SeAD, uma solução Stoque, auxilia sua IES na transformação digital.

Leia mais

Inscreva-se em nosso blog

eBook

Tudo que você precisa saber sobre Robotic Process Automation

Baixe o guia digital exclusivo

Inscreva-se em nosso blog

E acesse, em primeira mão, nossos principais conteúdos diretamente do seu e-mail.