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Experiência do cliente: como aprimorá-la utilizando tecnologia?

Antes de começar o artigo, vamos a um rápido exercício de imaginação. Pense na última vez que você se surpreendeu positivamente com uma marca ou empresa. Conseguiu lembrar? Então, vamos lá. Se tentássemos listar os fatores que causaram essa boa impressão, provavelmente a qualidade do produto ou serviço apareceria na primeira posição. Mas já parou para pensar que não é só isso? Na hora de entender como um negócio consegue encantar seus consumidores, um aspecto é fundamental: a experiência do cliente.

Em um restaurante, por exemplo, não é apenas o sabor da comida que importa. Um ambiente ruim, um atendimento mal feito e uma longa fila de espera são capazes de arruinar qualquer jantar. E essa é uma regra que vale para todas as organizações. Independentemente da área de atuação, é preciso ter em mente que garantir a satisfação do consumidor — em todos os pontos de contato — é essencial!

O comportamento na era da transformação digital

“Pessoas não gostam de problemas”. Por mais óbvia que essa afirmação possa soar, é exatamente esse entendimento que é necessário ter na hora de planejar a experiência de seus clientes, principalmente em uma época digital como a nossa. Afinal, as novas tecnologias permitiram que as interações ficassem mais rápidas, fáceis e eficientes — e as pessoas querem que suas jornadas sejam sempre assim. 

Por isso, a melhor estratégia para quem deseja estar alinhado a essa nova mentalidade é implementar soluções tecnológicas que aprimorem operações-chave do negócio. Investir na automação de processos pode trazer excelentes resultados nesse sentido, já que, ao processar documentos, tarefas e solicitações de forma digital, uma empresa consegue dar mais velocidade, eficiência e confiabilidade ao seu fluxo de trabalho. 

A solução Ábaris DPA (Digital Process Automation) da Stoque oferece esses benefícios, combinando, em uma mesma plataforma, gerenciamento de documentos, automação de tarefas (RPA), captura cognitiva, processamento de imagens e ferramentas de análise. Assim, é possível não apenas acelerar e otimizar etapas, mas também entregar uma experiência do cliente com menos falhas e atritos.

Simplificar tarefas para melhorar a experiência do cliente

Dificilmente uma organização que precisa gastar muito tempo e recursos em atividades operacionais consegue oferecer uma jornada positiva para o consumidor. Para superar as expectativas dos clientes em relação a eficiência e velocidade, é preciso que a empresa seja ágil e eficiente internamente. Afinal, a verdadeira transformação digital é aquela que ocorre de dentro para fora. 

O Ábaris, plataforma de serviços de conteúdo da Stoque, ajuda empresas que têm esse propósito. Com ele, é possível fazer toda a gestão da informação corporativa por meio de uma plataforma 100% digital. Na prática, o seu negócio utiliza tecnologia para substituir tarefas complexas e repetitivas, gerenciando grandes volumes de informação sem a necessidade de trabalho manual.

Processos inovadores de ponta a ponta

Outro fator importante para melhorar a experiência do cliente está relacionado à incorporação de tecnologias que facilitem a rotina da organização. É fundamental que os profissionais estejam concentrados naquilo que é realmente estratégico para o core business. Não à toa, as empresas que já passaram pela jornada de transformação digital levam bastante vantagem nesse quesito.

Imprimir e processar documentos, por exemplo, costumam ser pontos de desperdício em muitas empresas. Então, por que não digitalizar e automatizar essas operações? Com o MPS (Managed Print Services), a Stoque cuida de todo o ciclo da informação corporativa, garantindo uma solução de impressão que vai, efetivamente, ajudar o seu negócio a operar com foco total no cliente.

Não restam dúvidas: proporcionar uma experiência do cliente positiva é fator determinante para o sucesso de qualquer empresa. Mas, para isso, é essencial investir em tecnologias capazes de otimizar processos-chave do seu negócio. Só assim, é possível se conectar com os consumidores de maneira inovadora, rápida e eficiente. Conheça as soluções da Stoque e dê início à sua jornada de transformação digital!