Blog

Impressão digital: o futuro do mercado gráfico já começou

Ícone tempo leitura

2 min para ler

Postado em 15/01/2020 - Atualizado em: 13/04/2023

Impressão digital: o futuro do mercado gráfico já começou

O fim da era analógica não trouxe apenas novos recursos, mas também novas mentalidades. Tão logo o avanço tecnológico permitiu que produtos e serviços fossem oferecidos de maneira mais ágil, eficiente e segura. Isso se tornou uma demanda generalizada, transformando o perfil de consumo. O impacto dessa mudança atingiu diversos setores e com o mercado gráfico não foi diferente. Uma prova disso vem sendo o crescimento da impressão digital frente ao modelo tradicional (offset).

Se o seu negócio está relacionado à impressão comercial, é possível que você já tenha percebido essa alteração de cenário. Na última década, por exemplo, os pedidos por baixas tiragens aumentaram, o interesse por documentos com dados variáveis cresceu e boa parte dos processos foram automatizados.

Essas transformações têm bastante a ver com a melhoria nos equipamentos de impressão digital, que se tornaram mais sofisticados e passaram a atender demandas que os modelos tradicionais não conseguiam — em relação à velocidade, volume e flexibilidade. Mas elas também aconteceram por conta das novas estratégias de comunicação e marketing, em que a personalização de impressos vem chamando cada vez mais a atenção dos profissionais.

O poder dos dados variáveis

Atingir o consumidor diretamente e se comunicar com ele de maneira personalizada se tornou uma ótima forma de fidelização. Com documentos impressos, essa estratégia é aplicada a partir da utilização de dados variáveis, que permite que cada unidade tenha um conteúdo exclusivo para cada pessoa (desde endereço e nome até uma cor ou imagem específica).

Criar conteúdos direcionados desse modo é algo inviável na impressão offset, considerando que a produção é feita em grandes tiragens idênticas. Com a impressão digital, a customização de impressos por meio de dados variáveis se tornou não só possível, mas acessível, principalmente em fluxos de trabalho que são digitais de ponta a ponta. 

 

Vantagens da impressão digital

Além da possibilidade de imprimir conteúdos personalizados, a impressão digital traz diversos benefícios para gráficas, editoras e outros negócios. A diminuição do custo para tiragens reduzidas é uma delas. Com o avanço da tecnologia, as impressoras digitais passaram a produzir documentos com a mesma qualidade e durabilidade da offset. Porém, com uma vantagem clara: elas conseguem imprimir até mesmo uma única cópia e em diversos materiais além do papel.

Em função da sua mecânica mais simples, a impressão digital também torna o processo gráfico mais ágil, eficiente e com menos necessidade de mão de obra. Sem precisar de ajustes e troca de chapas a cada demanda, ela é vantajosa quando comparada ao método tradicional, permitindo que as entregas sejam feitas dentro do prazo, com o mesmo padrão de qualidade e menor custo.

Não é à toa que a impressão digital vem crescendo no mercado gráfico. Com o avanço tecnológico, os novos equipamentos conseguem entregar um resultado surpreendente em relação à qualidade, custo e confiabilidade. Soma-se a isso a possibilidade de personalizar documentos com dados variáveis. Ou seja: fica cada vez mais claro que, assim como nos demais setores, o futuro do mercado de impressão também é digital.

A Stoque oferece soluções de impressão digital para o ambiente de produção e alto volume. Incorpore novas tecnologias, aumente a produtividade e otimize o seu fluxo de trabalho. Conheça nossas soluções!

Compartilhe nas redes sociais:

Posts relacionados

Impressão digital: o guia completo para sua gráfica

O impacto do fim da era analógica para o mercado gráfico não trouxe apenas novos […]

Leia mais

Impressão de dados variáveis na personalização do marketing: opção estratégica no mercado gráfico

Em um mercado cada vez mais competitivo, a diversificação da cartela de serviços é um […]

Leia mais

Conheça os benefícios da impressão digital para a sua gráfica

Apesar do grande avanço das tecnologias, a impressão digital ainda desempenha um papel importante para […]

Leia mais

Inscreva-se em nosso blog

eBook

Tudo que você precisa saber sobre Robotic Process Automation

Baixe o guia digital exclusivo

Inscreva-se em nosso blog

E acesse, em primeira mão, nossos principais conteúdos diretamente do seu e-mail.