Blog
Stoque

Blog Institucional Stoque

Stoque: uma nova marca para celebrar um novo momento

Uma marca vai muito além do sinal gráfico que a torna reconhecível visualmente. Hoje, quando falamos de marca, estamos nos referindo à história, reputação, posicionamento e além disso, valor de mercado, por ser ela um dos principais ativos intangíveis das organizações. No entanto, o logotipo e a identidade visual muitas vezes serão a materialização de tudo isso. E é exatamente por esse motivo que queremos contar sobre o redesenho da nossa marca e o que ele significa pra nós. Para tanto, precisamos voltar no tempo.

Murilo Taranto, um dos fundadores e hoje CTO da empresa, lembra das origens da marca, que na sua primeira versão era apenas a palavra Stoque com pequenos círculos ao seu redor, e o negócio tinha como único foco o gerenciamento de impressão. “Entre os anos de 2007 e 2008 percebemos que o desenho não dizia nada e por isso contratamos a Greco Design para a criação de uma identidade visual”, relembra Murilo. Foi aí que o negócio ganhou o símbolo da sua marca atual, o canguru.

Como responsável pela direção de criação da nova identidade, Gustavo Greco diz que a escolha do canguru se deu pelo fato do animal guardar e proteger em sua bolsa o que mais importa para ele. Assim como a Stoque cuida e protege a informação de seus clientes. Além disso, de acordo com Gustavo, “os cangurus usam suas caudas para impulsionar o corpo para frente quando caminham”.  O que confere à marca uma associação direta com outros valores, como agilidade e inovação.

Onze anos depois a Stoque passa por um novo processo de redesign da sua marca. Agora com uma nova motivação, como conta nosso CEO Thiago de Assis Silva: 

“Queremos celebrar o equilíbrio advindo de uma empresa sólida, líder de mercado e referência em seu segmento”.

Por isso, segundo Thiago, o logotipo ganha novos contornos, mas mantém sua essência. Para ele, o mascote representa valores importantes da Stoque e é motivo de orgulho para a empresa. No redesenho feito pela Greco, as principais mudanças estão na tipografia, em ajustes finos no canguru e o uso do círculo como representação do global, do movimento e expansão. Alterações muito alinhadas com o bom momento da empresa, de acordo com Thiago, que descreve o atual cenário:

“O nosso time está energizado com o potencial de crescimento e com os projetos que estão sendo implementados. Temos investido muito para desenvolver talentos e aprimorar nossas tecnologias. Com isso queremos continuar a suportar nossos clientes em suas necessidades de gestão de documentos e automação de processos digitais”. E relembrando o fato do canguru usar a calda para se lançar para frente, ele arremata, “não podemos deixar de destacar o salto que já estamos dando”.