Blog

Segurança da informação no ambiente de impressão

Ícone tempo leitura

2 min para ler

Postado em 21/01/2020 - Atualizado em: 18/07/2022

Segurança da informação no ambiente de impressão

Falar em segurança da informação tornou-se assunto recorrente no atual cenário corporativo. E não é para menos. Em um mercado altamente competitivo, os dados transformaram-se em ativos fundamentais para as estratégias de negócio, e o descuido com eles pode trazer desde transtornos internos até graves problemas financeiros e jurídicos.

Por isso, proteger possíveis áreas de exposição passou a ser crucial para as empresas, a começar pelo ambiente de impressão.

Os riscos da impressão não segura

Diariamente, diversos conteúdos importantes circulam dentro de uma organização. São orçamentos, propostas, projetos, estudos, planilhas e outros documentos — sendo que muitos deles devem ser acessados apenas por pessoas autorizadas. No entanto, com o aumento dos dispositivos corporativos conectados à internet, as “portas de entrada” para ataques cibernéticos cresceram e, com elas, as chances de vazamentos de dados valiosos e confidenciais. 

Impressoras e multifuncionais não estão imunes a isso. Um relatório de 2019 divulgado pela Quocirca apontou que 11% de todos os incidentes de segurança da informação são relacionados à impressão. Destes, 59% implicam em perdas de dados corporativos, custando uma média de 313 mil libras esterlinas por ano, além de perda de produtividade e receita.

 

 

Aperfeiçoando a segurança da informação

Os pontos de vulnerabilidade em um ambiente de impressão se resumem a dois: um relacionado aos documentos produzidos e o outro, aos equipamentos em si. Informações confidenciais que foram impressas, por exemplo, podem ser coletadas inadvertidamente por uma pessoa não autorizada. Além disso, alguém pode acessar o sistema das multifuncionais e, intencionalmente, alterar funções ou abrir cópias salvas.

Logo, é essencial investir em medidas preventivas e parâmetros de segurança que reduzam o risco de falhas e vazamentos internos e externos. De acordo com o relatório da Quocirca, uma forma de aprimorar a proteção é utilizar um serviço de impressão gerenciado (MPS). Segundo os dados, 62% das organizações já estão usando serviços de MPS para garantir a segurança de seus processos internos.

Case Stoque

A Stoque ajudou a aperfeiçoar a segurança no ambiente de impressão de um importante órgão de inteligência brasileiro. Como essa agência é responsável por fornecer informações e análises estratégicas à Presidência da República, o vazamento de informações é um dos principais riscos a serem evitados.

Para isso, desenvolvemos uma solução customizada, incluindo cópia e digitalização de documentos, a fim de atender aos requisitos e especificidades do cliente. Proporcionamos o gerenciamento de todas as funcionalidades de bilhetagem por meio de uma interface web, permitindo que a equipe de gestão saiba quais, quando e onde os arquivos foram gerados. 

Também inserimos um módulo de auditoria capaz de armazenar os metadados e a imagem de todos os documentos que passam pelos equipamentos, facilitando a verificação de impressões indevidas. Além disso, incorporamos recursos para garantir o acesso restrito aos conteúdos produzidos.

Com isso, foi possível melhorar não apenas a parte de segurança da informação do órgão, mas também a capacidade de identificar desperdícios no ambiente de impressão — reduzindo os custos, consequentemente. Se esse também é o objetivo da sua empresa, entre em contato com a Stoque e conheça nossas soluções customizadas! 

Compartilhe nas redes sociais:

Posts relacionados

Impressão digital: o guia completo para sua gráfica

O impacto do fim da era analógica para o mercado gráfico não trouxe apenas novos […]

Leia mais

Impressão de dados variáveis na personalização do marketing: opção estratégica no mercado gráfico

Em um mercado cada vez mais competitivo, a diversificação da cartela de serviços é um […]

Leia mais

Conheça os benefícios da impressão digital para a sua gráfica

Apesar do grande avanço das tecnologias, a impressão digital ainda desempenha um papel importante para […]

Leia mais

Inscreva-se em nosso blog

eBook

Tudo que você precisa saber sobre Robotic Process Automation

Baixe o guia digital exclusivo

Inscreva-se em nosso blog

E acesse, em primeira mão, nossos principais conteúdos diretamente do seu e-mail.